RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL - A FORÇA MAIOR QUE VÊM DAS CONTAS DE ALABÁ.

A HISTÓRIA DA RODA DE SAMBA DA PEDRA SE CONFUNDE COM O REERGUIMENTO DO SAMBA NA REGIÃO PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO.
EM 10 ANOS DE COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DO LUGAR, HIBRIDIZANDO GÊNEROS REGIONAIS TRADICIONAIS, TRAZIDOS DE ÁFRICA PELA INSANA DIÁSPORA, O SAMBA SEGUE INCÓLUME, POR TODAS AS NOITES DE SEGUNDAS FEIRAS.
ALI, NUNCA SE NEGOCIOU MEMÓRIA ANCESTRAL. JAMAIS ESQUECEU-SE DAS SUBJETIVIDADES NEGRAS OU, AS AÇÕES DE RESGATE  E RESISTÊNCIA, DO MAIS RICO IMAGINÁRIO AFRICANO ALI CUNHADO, NA PRESERVAÇÃO DO GÊNERO,POR SIMPLES CACHÊ. 

O SAMBA DE SEGUNDA FEIRA, NA PEDRA DO SAL, É DAS MAIS NOBRES MADEIRAS NO MATO SIMBÓLICO QUE BROTOU AOS PÉS DO MORRO DA CONCEIÇÃO. É PINTURA HISTÓRICA EM TELA MÍTICA E CARA.





   A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL É O SAMBA LEGÍTIMO DO LUGAR PEDRA DO SAL, PRECURSOR . O SAMBA MAIS TRADICIONAL E, MOTIVO DE TUDO O QUE HOJE SE ESTABELECEU ALI. É A MAIOR DA REUNIÃO DE PESSOAS NUM PONTO DA GAMBOA,  TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS, HÁ DEZ ANOS. ISSO TUDO, BEM ANTES DE TODA ESSA EUFORIA BARATA DE REVITALIZAÇÃO.  SOB O AVAL DO TEMPO DA GRATIDÃO E PELA CARÍSSIMA CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO HISTÓRICO PARA O SAMBA DO PAÍS, ONDE A CULTURA POPULAR SEMPRE SE FAZ PRESENTE.  A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL É A AÇÃO REVITALIZADORA CULTURAL DO LARGO JOÃO DA BAIANA. ESSE MESMO SAMBA ELEITO O MELHOR DO PAÍS, EM ESPAÇO PÚBLICO. A MESMA RODA AGREGADORA DE VALORES DIASPÓRICOS, NO UMBIGO DA PEQUENA ÁFRICA. A MESMA RODA QUE POSSUI ESPACIALIZAÇÃO DEFINIDA,  COM SEUS PADRÕES ÉTICOS E SUAS COSTURAS DEMOCRÁTICAS, CHANCELADAS PELA DIGNIDADE COLETIVA DO SEU PÚBLICO FIEL.  NA DEFESA DE TODO O ARSENAL DE AFRICANIDADES ALI SEDIMENTADO, A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL SE NEGA, VEEMENTEMENTE, A COADUNAR COM ASSOCIAÇÕES ESPÚRIAS, INDECENTES E SUSPEITAS À CULTURA DO SAMBA. SOBRETUDO, OS NÚCLEOS SABIDOS QUE, EM MUITO, PÕE EM RISCO TODA HISTÓRIA NEGRA ALI COMPARTILHADA. POR SER UM MOVIMENTO MUITO CARO EM SIMBOLISMOS A ARTE DE RUA, A RDSPS PREZA POR NÍVEIS DE QUALIDADE ARTÍSTICA E DIGNIDADE NA EXECUÇÃO MUSICAL QUE SEJA COMPATÍVEL AO  NOSSO PÚBLICO DIRETO. E MUITO POR ISSO, SE TORNOU TÃO QUERIDA E TÃO TRADICIONAL.  POR TODA A COVARDIA E  IGNORÂNCIA HISTÓRICA, A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL VEM A PÚBLICO RATIFICAR SEU COMPROMISSO E RESPEITO SAGRADO COM A MÚSICA, COM OS QUERIDOS MORADORES E COM O LUGAR PEDRA DO SAL.


 O SAMBA NA PEDRA DO SAL, PELO MENOS NAS SEGUNDAS FEIRAS,  TEM CHANCELA DE QUEM O REVIGOROU E O RECONSTRUIU, NA LUTA COLETIVA, HÁ MUITOS ANOS.
PEDRA DO SAL É LUGAR DE SAMBA E REMINISCÊNCIAS NEGRAS.



TODA SEGUNDA FEIRA, APROXIMADAMENTE ÀS 19:00H, ASSIM QUE BATE O SINO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, LÁ DO ALTO DO MORRO, LÁ VEM ELA. EM SUA MISSÃO ANCESTRAL, DESCE A PEDRA DO SAL, CURVADA, COM SUA BENGALA DE JACARANDÁ VERMELHO. NA SAIA RENDADA, A HOMENAGEM A SÃO BENEDITO E A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. MANCA DA PERNA DIREITA, TRAZ SOBRE O EXTENUADO OMBRO UMA TROUXA MISTERIOSA. “TODA SEGUNDA É ASSIM... NÃO TEM DESCANSO. ALI CARREGA OSSOS E TODAS AS DORES DO MUNDO”. COMO NUM LAMENTO MACABRO, MURMURA DONA INÁCIA, COM OLHOS ARREGALADOS E FIXOS. “SÓ VÊ QUEM TEM VIDENÇA. TEM HORA, MININA, QUE DE NADA VALEM ESSES OLHOS DA CARA”!   A NOITE CAI. O VENTO FRIO QUE VEM DO CAIS DOS ESCRAVOS ARREPIA OS SENTIDOS E TRAZ CHEIRO DE SANGUE COM MIRRA. O CREPÚSCULO ANUNCIA QUE, LOGO, O SAMBA CHEGA. AS HORAS VÃO PASSANDO E, MOLHANDO A PEDRA EM SEU SILÊNCIO PROFUNDO. O ORVALHO É IMPIEDOSO. A VELHA NÃO PARA EM SUA CAMINHADA AO INFINITO. O SERENO NÃO CESSA SUA LABUTA AO TEMPO. O SAMBA ANIMA A VELHA. O ORVALHO INSPIRA O SAMBA. O SAMBA, O ORVALHO E A VELHA NÃO OLHAM PARA TRAZ, PORQUE O TEMPO É A VEZ DO SEMPRE. É A TEZ ETERNA DO NUNCA.



É


         

"...DÁ MÃO A VELHA QUE  A VELHA VAI CAMINHAR".

A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL (A NOSSA VELHA), PARTE ANCESTRAL DIRETA DA DIÁSPORA NEGRA BAIANA  NA GAMBOA. FILHA CARA DOS CANTOS E ENCANTOS NEGROS DA VELHA BAHIA, COM TENTÁCULOS LONGOS NA CULTURA DAS CIDADEZINHAS DO RECÔNCAVO, ONDE O SAMBA DE RODA ESCORRE PELA MUQUECA DE XARÉU. ONDE A ZAMBIAPUNGA  TRANSBORDA PELO OCO DO TOCO DO BAMBÚ. RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL, HERDEIRA NEGRA, POR EXCELÊNCIA! DEFENSORA DAS QUEIXAS ARDIDAS DO POVO MALÊ. SIGNO MUSICADO DOS JÊJES-NAGÔS, COMO DE TODAS AS DORES DE INJUSTIÇAS SEDIMENTADAS NAS PEDRAS DO PORTO E NO CAIS DO VALONGO.  RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL,  VOZ ESTRIDENTE E UNÍSSONA, EM PROL DA CULTURA NEGRA E POPULAR, GRATÚITA E DE ALTA QUALIDADE.  CORRENTE DE AÇO DOS CAMINHOS PROLETÁRIOS DO CURUZÚ À LIBERDADE, DE SANTO AMARO À MURITIBA; DA PRAINHA AO VALONGO; DE VAZ LOBO À URCA... ÉS TÚ, JOVEM SENHORA-,  NOBRE RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL, A "SANCOFA" NOSSA DE TODAS ÀS SEGUNDAS FEIRAS QUE, A CANTAR, ENCHE DE ORGULHO ESSA CIDADE, ESSE PAÍS E, SOBRETUDO, NOSSO POVO DE SAMBA E DE SANTO.



SAMBA PARA QUEM ACREDITA NA LUTA POPULAR E NA CULTURA LIBERTÁRIA DE QUALIDADE. SEM EXTREMISMOS NEM VAIDADES. SAMBA VIVO SIM, COMPROMETIDO COM CAUSAS CULTURAIS POPULARES  E DEMANDAS DIVERSAS. COMO SEMPRE, A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL É ETERNA HOMENAGEM AO SEU BERÇO PRINCIPAL: A PRÓPRIA PEDRA DO SAL! PRESERVAR A CULTURA NEGRA NA GAMBOA, COMO PARTE FUNDAMENTAL EM NOSSA HISTÓRIA DE 08 ANOS, ININTERRUPTOS, DE UMA LUTA DURA, DESIGUAL E DIGNA . RESGATAR GRANDES OBRAS DA MEMÓRIA HISTÓRICA MAIS EFETIVA, DO MAIS PROFUNDO SAMBA E, RESISTIR LUTANDO EM PROL DE UM BEM MAIOR, QUE VEIO DOS MAIS RECÔNDITOS PONTOS DA MÃE NEGRA MAIOR. AO LARGO JOÃO DA BAIANA, ONDE O TEMPO É OUTRO, LHE CONVIDAMOS A UMA NOITE DE SAMBA VIVO.
LHE CONVIDAMOS A UM SONHO DIVINO COM A MAIS ERUDITA PÁGINA DE NOSSA HISTÓRIA. LHE CONVIDAMOS ÀS NOITES DE REVERÊNCIAS MÚLTIPLAS, SOBRETUDO, AO SAMBA. SAMBA DE ALEGRIAS GRATIFICANTES. DE ENCONTROS INUSITADOS COM SEU PASSADO MAIS REMOTO E INTENSO.
SEGUNDAS FEIRAS -, DIA DE GRAÇA NO LARGO JOÃO DA BAIANA. DIA DE GRATIDÃO À DIÁSPORA AFRICANA. DIA DE DELIRAR NOS ENCANTOS DA RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL. COM RESPEITO AOS NOVOS  MORADORES, MAS, O VELHO SAMBA FAZ ASSENTAMENTO EM SEU PRINCIPAL PALCO NA CIDADE, ONDE HILÁRIO SONHOU, CIATA SAMBOU, BAMBOXÊ BENZEU E ALABÁ FIRMOU.
SALVE A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL!

".., É PROIBIDO SONHAR, ENTÃO ME DEIXE O DIREITO DE SAMBAR."
"... A NEGA VAI RECLAMAR, ISSO PRA MIM É NORMAL, TODA SEGUNDA FEIRA TEM RODA DE SAMBA NA PEDRA DO SAL..."



MARIENE,  ENCANTADA NO ENCANTO DA RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL.


FABIANA COZZA NOS DANDO A HONRA E A ALEGRIA DE SEU CANTO DE ÁFRICA.





À TODAS AS MEMÓRIAS QUE AMPARAM NOSSO TETO MUSICAL.



Comentários

  1. Está rolando o samba hoje dia 23/01/17?

    ResponderExcluir
  2. Apenas para confirmar, hoje tem samba?? A partir de qual horário?? Sou de outro estado e vim pra curtir esse samba famoso!!! Quero muito ir!!

    ResponderExcluir
  3. Quais são os dias que funciona e horarios ?????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTOS PRÓXIMOS RELACIONADOS A RODA DE SAMBA DA PEDRA DO SAL - ABRIL E MAIO